Smile
 
 
 
 
ARTIGOS DE OPINIAO »

Como responder a questões e objeções

COMO RESPONDER A QUESTÕES E OBJEÇÕES

Quando estamos a fazer uma comunicação e alguém no meio da plateia levanta o braço, demonstrando o desejo de fazer uma pergunta, não há como evitar sentir um certo desafio, por mais que conheçamos o assunto, por mais que nos tenhamos preparado para a apresentação e por mais que tenhamos previsto a possibilidade de que as pessoas nos pudessem questionar.
Este é um dos momentos mais temidos por muitos dos comunicadores, porque, inconscientemente, sentimos que, aquele gesto pode transportar em si uma série de intenções – positivas ou negativas. 

A melhor forma de gerir esta fase da comunicação é a sua preparação por antecipação. Isto é, pensar previamente quais as perguntas e objeções possíveis de surgir. Poderá, por exemplo, pedir ao seu amigo ou colega que o ajudou a ensaiar, que o testem fazendo algumas perguntas. De preferência, aquelas que considerarem ser as mais difíceis de responder. Desta forma, poderá treinar a sua capacidade de argumentação e de manter a calma numa situação habitualmente bastante complicada emocionalmente.

Pode mesmo preparar uns cartões auxiliares de memórias com as hipóteses de perguntas e as respostas respetivas, bem como uns diapositivos especialmente para o efeito. Poderá transformar este momento, em mais uma forma de surpreender o seu público e demonstrar a sua competência no assunto.

Leonor Rocha in Manual "Falar em Público" - Nova Etapa

 
 
Copyright © Nova Etapa - Todos os direitos reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais