Suporte

Last updated Fevereiro 23, 2023

Formação de Formadores blearning CCP

21/03 a 31/05/23

(0 Ratings)
17 students
Formação de Formadores blearning CCP </p>21/03 a 31/05/23</p>

Overview

DESCRIÇÃO DO CURSO

A Formação de Formadores blearning dá acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de formador e é organizado segundo o Referencial de Formação Pedagógica de Formadores. A formação é homologada pelo IEFP através do Centro Nacional de Qualificação de Formadores.

O curso representa uma mais-valia para quem pretende ministrar formação, fazer apresentações, organizar reuniões ou simplesmente enriquecer a sua experiência formativa e o seu curriculum vitae.

O CCP de formador permitir-lhe-á ministrar formação profissional certificada em qualquer área de atividade. Poderá ser através da empresa em que se encontra inserido, ou de forma independente colaborando com empresas de formação certificadas.

É organizado nas formas presencial e B-learning.

METODOLOGIA

O curso decorre em forma de organização mista, conciliando formação presencial em sala e uma componente de autoformação em ambiente eLearning. É aplicada uma metodologia interativa que facilita a transmissão de conhecimentos, a aprendizagem de saberes, o desenvolvimento pessoal e a evolução de comportamentos.

É utilizado um conjunto variado de métodos e técnicas pedagógicos de acordo com os objetivos, os públicos-alvo e os contextos de formação. Na componente em eLearning, destacamos o recurso a sessões síncronas/online, fóruns, ebooks interativos, exercícios individuais e colaborativos e outros.

Nas sessões presenciais em sala, prevê-se o uso dos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo. E recorrer-se-á a técnicas ativas como simulações pedagógicas de ensino-aprendizagem, jogos pedagógicos, exercícios em grupo e individuais, análise de filmes pedagógicos, brainstorming, estudo de casos.

DURAÇÃO

O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (blearning e presencial) dá acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP). Encontra-se devidamente homologado pelo IEFP e tem uma duração base de 90h para grupos constituídos de pelo menos 12 formandos. Para grupos menores de 12 participantes é necessário solicitar autorização ao CNQF.

Caso o número de formandos por ação ultrapasse os 12 elementos, serão acrescidas à carga horária indicada 2 horas por cada formando adicional.

Pode ser desenvolvido nas formas de organização presencial e em Blended Learning.

Blended Learning (b-learning)

Blended Learning é uma combinação de formação presencial e de autoestudo, com apoio na plataforma de elearning Moodle, onde encontrará todos os conteúdos do curso, as provas de avaliação e as atividades propostas.

A extensão temporal do curso é compreendida entre um mês e meio e dois meses, sendo estruturado em 9 módulos de formação com uma carga horária de 10h cada.

REQUISITOS DOS PARTICIPANTES

As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação pelos participantes dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar.

Os requisitos de acesso ao curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores foram alterados em fevereiro de 2022 e poderá encontrar aqui mais detalhes.

OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso os participantes deverão estar aptos a:

  • Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional;
  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação presencialmente e em eLearning;
  • Refletir sobre os sistemas de formação ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

 COMPETÊNCIAIS A ADQUIRIR

Ao longo da formação os participantes deverão adquirir as seguintes competências:

  • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, ao público-alvo e ao contexto da formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Programa do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores blearning com acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP):

Conheça todos os nossos módulos e conteúdos que irá aprender neste curso.

Módulo 1 – Formador: Sistema, Contextos e Perfil

É um módulo de introdução ao curso. O formador faz o enquadramento da formação em Portugal: tipos e modalidade de formação e intervenção formativa, perfil do formador e explora os conceitos de aprendizagem, criatividade e empreendedorismo.

Módulo 2 -Simulação Pedagógica Inicial

Módulo totalmente presencial e prático. Os formandos realizam uma mini-sessão de formação que será gravada e analisada pelos próprios, pelo grupo e pelo formador.

Módulo 3 -Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação

Neste módulo são analisados os aspetos da comunicação pedagógica, do comportamento relacional na formação, os princípios de PNL, a diversidade dos grupos na formação, e a gestão de conflitos.

Módulo 5 – Recursos Didáticos e Multimédia

Aborda as regras de utilização e os critérios de seleção dos recursos didáticos, a gestão do espaço de formação, bem como a construção de apresentações multimédia.

Módulo 6 – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem

Explora os ambientes de Gestão da Aprendizagem online – LMS, os conceitos de aprendizagem cooperativa e colaborativa, as funcionalidades e finalidades das plataformas online de aprendizagem e o papel do eformador e as comunidades virtuais de aprendizagem.

Módulo 7 – Operacionalização da Formação – Do Plano à Ação

Aborda as competências e os objetivos pedagógicos, as vantagens, as funções e as regras de formulação correta dos objetivos operacionais. Os formandos aprendem ainda as etapas de um plano e de um programa de formação e as linhas orientadoras de planificação de uma sessão de formação.

Módulo 8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens

Refere os tipos de avaliação na formação, os indicadores e os critérios de avaliação da aprendizagem, as técnicas e instrumentos, as escalas, a subjetividade na avaliação. São ainda analisadas a avaliação da qualidade da formação, a importância de avaliar, o impacto da formação e os intervenientes neste processo.

Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final

Por fim o último módulo, a Simulação Pedagógica Final, é um módulo totalmente presencial e pretende-se que cada formando, no seu final, esteja apto, principalmente, a preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação. A simulação/autoscopia tem a duração de 8 a 10 minutos, os objetivos devem estar bem definidos e o material de apoio deve ter uma sequência lógica e compreensível, dentro do tempo definido. O tema para a simulação final deve ser retirado do exercício 8 “Projeto de Intervenção Pedagógica – PIP” e associado à sua área profissional. Este módulo é repartido por vários dias em sala, no entanto, todos os participantes devem estar preparados para dinamizar a simulação no 1º dia deste módulo. Aquando da apresentação da simulação/autoscopia, o participante será filmado para, posteriormente, em conjunto com o grupo e o formador, analisar o seu desempenho e serem propostas melhorias.

 

PIP – PROJECTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

O Projeto de Intervenção Pedagógica visa a seleção de um módulo de formação que se enquadre na sua área profissional (ou que de futuro venha a dinamizar), a partir do qual deverá conceber o planeamento do módulo. Integra três partes:

Parte I – Planeamento do Módulo – que deverá ter no mínimo 4h e deverá contemplar a identificação, o público-alvo, o enquadramento, os objetivos e as competências, a duração, os conteúdos, a metodologia, os recursos didáticos e a avaliação.
Parte II – Plano de Sessão – deverá ser elaborado para a simulação que vai apresentar no módulo 9 – que consiste num excerto do módulo que planeou anteriormente. Poderá aproveitar o seu exercício 6.
Parte III – Instrumento de Avaliação – deverá selecionar o instrumento que melhor se adequa aos objetivos, tema, método pedagógico e destinatários da sessão que permita aferir a aquisição de conhecimentos.

O  Curso de Formação Pedagógica de Formadores realizado na NOVA ETAPA DIFERENCIA-SE:

  • Pelos recursos didáticos (ebooks, filmes, manuais, jogos pedagógicos, exercícios, fóruns de debate) especialmente concebidos por uma equipa técnica especializada em Educação;
  • Pela equipa de formadores com comprovada experiência pedagógica;
  • Por uma plataforma colaborativa intuitiva (Moodle);
  • Por um acompanhamento pedagógico próximo e eficiente
  • Por uma maior carga horária presencial em comparação com grande parte da oferta formativa no mercado
  • Por termos realizado mais de 800 ações do curso de Formação Pedagógica de Formadores blearning desde 2002, quando o curso foi re-estruturado da modalidade à distância para o blearning;
  • Por a Nova Etapa ter sido distinguida em 1999 e 2000 pela Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos com 2 prémios para os projetos  Formação Pedagógica de Formadores à Distância e Formação Pedagógica de Formadores por Unidades Capitalizáveis;
  • Por procurarmos responder às necessidades individuais de cada formando e por integrarmos formandos com necessidades específicas.

CERTIFICADO e CCP

Para a obtenção do certificado de conclusão da formação, emitido pela Nova Etapa através do SIGO,  e do CCP, emitido pelo IEFP através do portal Netforce  é necessário que realize todo o percurso formativo com aproveitamento, cumprindo uma assiduidade mínima de 95%.

Deve concluir os nove módulos de formação com um aproveitamento mínimo de 2 na escala de 1 a 5, que corresponde ao nível satisfatório.

Se não conseguir concluir o curso na ação que iniciou devido a situações de força maior devidamente justificadas, poderá concluir o curso numa outra ação.

Partilhe

Currículo

Instructor

(0)
0 Reviews
944 Students
117 Courses
Main Content