Smile
 
 
 
 
Revista »

O Renascer da Confiança - Hospital Américo Boavida

Hospital Américo Boavida

O RENASCER DA CONFIANÇA NO HOSPITAL AMÉRICO BOAVIDA

O Hospital Américo Boavida, esteve a dinamizar formação, para Chefias de enfermagem e para Gestores dos Serviços Clínicos, com vista à sua recriação e à dignificação dos que ali trabalham para que contribuam para  que os que são a razão de ser do Hospital, os doentes sintam  humanização no atendimento e qualidade nos serviços que recebem.

Hospital Américo Boavida 1

O curso para Chefias de enfermagem, decorreu de 14 a 25 de Novembro e teve como objectivos: Reconhecer as funções, atribuições e competências das Chefias de Enfermagem; organizar e gerir de forma racional os recursos dos serviços de saúde; prever e assegurar com os recursos humanos e os materiais disponíveis a prestação de cuidados de saúde; optimizar e promover o desenvolvimento das competências profissionais dos elementos da sua equipa de trabalho; comunicar de forma efectiva com colegas e utentes, superiores hierárquicos e outros profissionais; liderar e gerir equipas de trabalho, em diferentes contextos e níveis de complexidade; organizar o trabalho pessoal e de equipa de forma eficaz; contribuir para a Humanização da saúde e para a boa imagem que o Hospital Américo Boavida projecta no exterior.

Do programa fizeram parte temas como as funções, atribuições e responsabilidades da Chefia de Enfermagem, a organização e gestão dos materiais clínicos, as necessidades e expectativas do utente, a comunicação com o doente e a família, a comunicação em situações difíceis; técnicas de escuta activa, estratégias de liderança em situações rotineiras e de crise, em contexto de gestão de serviços de enfermagem, a organização do trabalho pessoal e de equipa, a sensibilização para diferenciar o urgente do importante, a delegação de competências, o papel do enfermeiro na humanização da saúde e o modo como as pessoas se podem afirmar sem manipulação, agressividade ou passividade sendo assertivas.

No final da acção os participantes demonstraram grande satisfação e elaboraram um trabalho com as principais tarefas que passariam a supervisionar e para que ficasse claro que não iriam esquecer-se, assinaram um compromisso de honra, a que deram o titulo de RENASCER DA ENFERMAGEM.

Hospital Américo Boavida 2

A acção de formação  para Gestores dos Serviços Clínicos, decorreu de 28 de Novembro a 2 de Dezembro e foi a continuação de um curso realizado o ano passado. Destinou-se a fazer o balanço das propostas que os Gestores em grupos, se tinham proposto realizar. Feita essa análise, conclui-se que apesar de terem sido feitas 30 propostas, já tinham sido realizadas mais de 50% delas e isto em menos de um ano.

Para além dessas propostas feitas em grupo, no ano passado, cada gestor, assumiu ainda compromissos que fecharam num envelope e entregaram aos formadores da Nova Etapa, empresa portuguesa que realizou a formação. Abertos esses envelopes neste curso, alguns participantes tinham atingido mais de 60% dos compromissos assumidos.

Mas para além da avaliação dos efeitos produzidos ao nível da transferência de conhecimentos adquiridos no contexto de formação para o contexto real de trabalho, foram ainda tratados assuntos, como o controlo das emoções e salientada a importância da ascensão do hemisfério cerebral direito. A liderança situacional foi ainda uma assunto tratado para que cada participante se compenetrasse de qual o seu estilo predominante de liderança. Foi também demonstrado o modo de utilização da plataforma de elearning da Nova Etapa tendo-se aproveitado para inaugurar o Centro de elearning, do Hospital Américo Boavida.

A importância posta nesta formação foi de tal modo grande que a Directora Geral do Hospital Dra. Constantina Furtado, assim como a sub-directora Dr. Lina Antunes, estiveram presentes e participaram activamente, no Curso.

Dado o entusiasmo e  a capacidade de concretização de resultados que os grupos revelaram, foram lançados novos desafios, que serão testados no próximo ano. O curso terminou com grande satisfação por parte de todos.

 Longe parece ir o período em que a contestação tinha tomado conta do Hospital Américo Boavida. O empenhamento tanto das Chefias Enfermagem, como dos Gestores dos Serviços Clínicos indicia que estão criadas as condições para o renascer da esperança no Hospital.

 
 
Copyright © Nova Etapa - Todos os direitos reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais