Smile
 





 
 
 
Formação »

Ponte Empresarial

TEAMBUILDING – Ponte Empresarial

FASE 1 | Angariação Budget

Trabalho intra equipa:

As equipas têm uma missão: angariar a maior soma de dinheiro possível. Todas as equipas defrontarão um conjunto de exercícios de teambuilding.
O budget será angariado de acordo com o desempenho da respetiva equipa!
O budget alcançado será útil à negociação com as restantes equipas e com a organização. Quantos mais euros angariar, mais material poderá “comprar” e maiores as probabilidades de montar uma estrutura sólida.

Trabalho inter equipas:

Em cada ilha a equipa dispõe de um determinado conjunto de materiais.
Todas as equipas necessitam de comprar, anular, trocar os materiais entre si para que a prova seja superada.
Tal implicará um profundo jogo de mercado entre todas as equipas fomentando assim o conhecimento e a interação. Exemplo: uma equipa tem ferramentas para alugar, outra dispõe de materiais de construção, etc..

FASE 2 | Comunicação

As equipas trabalham de forma isolada, sendo que uma parte da equipa (A) irá construir uma secção da ponte e a restante equipa (B) encarregar-se-á da construção de outra secção da ponte.
Esta fase  procura desenvolver as seguintes competências com o objetivo de elevar os padrões de comunicação e liderança entre os elementos:
1. Partilha de recursos e de informação. A equipa divide-se entre as suas secções o equipamento angariado/comprado
2. Comunicação. As equipas não comunicam entre si, apenas de 30 em 30 minutos um elemento da equipa irá reunir-se com cada um dos representantes das restantes equipas. Esse elemento varia em cada reunião.
3. Liderança. O papel dos líderes de cada equipa é essencial para a superação do objetivo final, uma vez que terão que discutir os pormenores da construção aquando as reuniões.
4. Planeamento. Os líderes das equipas terão que planear a construção da ponte de modo que todas as estruturas encaixem no final.
5. Estratégia. A estratégia intra equipa será colocada à prova uma vez que a mesma terá que seguir os parâmetros definidos por todas as equipas mas cada equipa irá ter uma forma estrutural diferente.

Algumas considerações:

- Este exercício pode ser realizado indoor ou outdoor;
- Os materiais diferem conforme o cenário escolhido;
- A fase de angariação do budget pode ser ou não realizada, como complemento
  deste grande exercício;

- Materiais entregues (venda) para a construção da ponte:
- Ferramentas;       
- Esparguete;
- Madeira;
- Arames;
- Jornal;
- Tubos;            
- Entre outros…

 
 
Copyright © Nova Etapa - Todos os direitos reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais